30/11 e 01/12/2022 – 2º CONGRESSO NACIONAL SOBRATT DE TELETRABALHO – Inscrições ABERTAS! (18/10/2022)
1º dia – 30 de NOVEMBRO 2022
9:30 horas – PRIMEIRO PAINEL
EXPERIÊNCIAS EM TELETRABALHO
Mediadores:
Gustavo Granadeiro – Presidente da Comissão da Advocacia Trabalhista da OAB
Jorgete Leite Lemos – Diretora de Responsabilidade Social, Diversidade e Inclusão da SOBRATT.
Palestrantes:
Daniela Diniz – GPTW – Great Place to Work – Brasil
Ricardo Melantônio – Superintendente Jurídico do CIEE – Centro Integração Empresa-Escola
Luis Otávio Camargo Pinto – Presidente – SOBRATT – Soc. Bras. Teletrabalho e Teleatividades
10:45 horas – SEGUNDO PAINEL
RESULTADO DA PESQUISA SAP/SOBRATT/UNB
Presidente de Mesa:
Joselma Fonseca Oliveira – Diretora Regional do Distrito Federal – SOBRATT
Palestrantes:
Sebastião Perossi – SAP – Consultoria em Recursos Humanos Ltda.
Juliana Legentil – UNB – Universidade de Brasília
Wolnei Tadeu Ferreira – ABRH BRASIL e Diretor Executivo – SOBRATT
Alvaro Augusto Araújo Mello – Conselheiro Técnico da Presidência – SOBRATT
12:30 até 14:00 horas – ALMOÇO
14:00 horas – TERCEIRO PAINEL
TECNOLOGIA NO TELETRABALHO
Presidente de Mesa:
Katia Maria Paula de A. Barroncas – Diretora Regional Amazonas – SOBRATT
Temas:
Tecnologia no Teletrabalho
Fabiano Zavanella – Diretor de Relações Internacionais – SOBRATT
Novidades Tecnológicas: softwares e gestão
Fernando Angelieri – Diretor de Tecnologia – SOBRATT
A utilização da tecnologia para medição da produtividade no ambiente de teletrabalho
José Assumpção – ANAC – Superintendente da Tecnologia da Informação.
15:45 horas – QUARTO PAINEL
O TELETRABALHO E RELATOS DO 1º. 2º. E 3º. SETOR
APRESENTAÇÃO DE CASES.
Presidente de Mesa e Mediadora:
Luciana Santos – Diretora Regional Rio de Janeiro – SOBRATT
Temas:
1º. SETOR – O Setor Privado e a gestão do Trabalho Híbrido
Nicolas Toth- CEO DO SHARECARE BRASIL.
2º. SETOR – Teletrabalho na Administração Pública
Lições aprendidas e desafios persistentes
Gustavo Nery – Diretor do Dep. de Transformação Governamental do Ministério da Economia.
3º. SETOR – Associações Civis e ONGs
Existe compatibilidade entre o Terceiro Setor e o Trabalho Remoto?
Ricardo Monello – GRUPO AUDISA
17:30 horas - Lançamento Livro SOBRATT – TOMO III – TECNOLOGIA APLICADA
2º dia – 1 de DEZEMBRO 2022
9:00 até 10:15 horas – PRIMEIRO PAINEL
GESTÃO DE PESSOAS – BEM-ESTAR NO TRABALHO, TREINAMENTO E LIDERANÇA EM CONTEXTO DE TELETRABALHO
Presidente de Mesa:
Gustavo Guimarães – Diretor Regional Santa Catarina – SOBRATT
Mediadora:
Juliana Legentil – Diretora Acadêmica o- SOBRATT
Temas:
Demandas de aprendizagem de teletrabalhadores e gestores em contexto de teletrabalho parcial (híbrido)
Gardênia Abbad - UnB
Liderança de equipes remotas
Luciana Mourão – UERJ e Universo/RJ
Saúde Mental e o Teletrabalho
Luciana Slosbergas – Vice-Presidente da SOBRATT, Conselheira Seccional da OAB e Secretária Geral da Comissão da Advocacia Trabalhista OAB/SP
10:30 até 11:30 horas – SEGUNDO PAINEL
PAINEL JURÍDICO
Presidente de Mesa:
Carlos Eduardo Dantas Costa – Presidente da Comissão de Direito Sindical da OAB/SP
Temas:
O Teletrabalho no Brasil, América Latina e Europa
Ricardo Guimarães
Os Impactos da LGPD na prática do Teletrabalho
Célio Neto – Diretor Jurídico – SOBRATT
Teletrabalho e negociação sindical. O que mudou?
Gisela Freire – Presidente do SINSA
12:00 até 13:00 horas – ALMOÇO
13:00 horas
PRÊMIO SOBRATT – CERIMÔNIA DE ENTREGA
16:00 horas
ENCERRAMENTO DO CONGRESSO
CONHEÇA NOSSOS PALESTRANTES E CONVIDADOS:
Gustavo Granadeiro – Presidente da Comissão da Advocacia Trabalhista da OAB
Formou-se na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco da Universidade de São Paulo em 1996. Gerencia as áreas Jurídica e Administrativa do escritório Gustavo Granadeiro Advogados, dando direcionamento e coordenando as atividades desenvolvidas por advogados e colaboradores.
Jorgete Leite Lemos – Diretora de Responsabilidade Social, Diversidade e Inclusão da SOBRATT
Jorgete Leite Lemos. CEO da Jorgete Lemos Pesquisas e Serviços, Consultoria na Dimensão Social da Sustentabilidade Corporativa,desde 1990. Conferencista em âmbito nacional. Escritora para meios de comunicação tradiconal e eletrônico focados em Gestão de Pessoas e Diversidade. Implantou e desenvolveu a Diretoria de Diversidade na ABRH Brasil 2013-2021. Diretora de Diversidade Equidade e Inclusão na SOBRATT. Conselheira Consultiva no CIEE Centro e Intergação Empresa Escola.
Daniela Diniz – GPTW – Great Place to Work – Brasil
Jornalista e escritora, com MBA em Recursos Humanos, acumula mais de 20 anos de experiência profissional. Trabalhou na Editora Abril por 15 anos, nas revistas Exame, Você S/A e Você RH. No Great Place to Work desde 2016, atualmente é Diretora de Conteúdo e Relações Institucionais. Faz palestras em todo o país, traçando análises históricas e tendências sobre a evolução nas relações de trabalho e seu impacto na gestão de pessoas. Autora do livro Grandes Líderes de Pessoas e colunista da revista HSM Management, já visitou mais de 200 empresas analisando ambientes de trabalho.
Ricardo Melantônio – Superintendente Jurídico do CIEE – Centro Integração Empresa-Escola
Diretor Jurídico, Compliance e Institucional do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). Cursou Direito, Administração de Empresas e Mestrado em Direito Tributário na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Especialização em Direito Educacional pelo Centro de Extensão Universitário (CEU). Realizou cursos de Direito Comparado na Universidade Salamanca (Espanha) e Universidade de Coimbra (Portugal). Foi diretor de Relações Institucionais do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP), Membro do Conselho Superior de Relações do Trabalho CORT/FIESP e integra o Comitê Jurídico do Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas (FONIF).
Luis Otávio Camargo Pinto – Presidente – SOBRATT – Soc. Bras. Teletrabalho e Teleatividades
Sócio do Escritório Camargo Bento Advogados, Presidente da Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades – SOBRATT, Diretor de Relações Institucionais do Sindicato da Sociedade de Advogados dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro – SINSA, Consócio do Instituto dos Advogados Brasileiros – IAB, Conselheiro do CORT/FIESP – Conselho Superior de Relações do Trabalho.
Joselma Fonseca Oliveira – Diretora Regional do Distrito Federal – SOBRATT
Mestre em Engenharia de Software, Engenharia Civil, Administração de Empresas, Matemática e Economia. Professora, pesquisadora e escritora no Brasil e na América Latina, na área de Teletrabalho. Membro da Academia Latina Americana de Ciências Humanas (ALACH). Membro do Conselho de Governança International Telework Academy (ITA). Diretora Regional do DF da Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades (SOBRATT).
Sebastião Perossi – SAP – Consultoria em Recursos Humanos Ltda.
Sebastião Augusto Perossi – Sócio Proprietário da SAP Consultoria em RH. MBA em Gestão de Pessoas. Autor de um dos capítulos do Livro: A Evolução do Teletrabalho
Juliana Legentil – UNB – Universidade de Brasília
Coordenadora de Pesquisas em Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Organizacional (COPED/CODEP/DIGEP/SA/SG/PR). Doutoranda e Mestre em Administração pela Universidade de Brasília. Especialista em Teletrabalho.
Wolnei Tadeu Ferreira – ABRH BRASIL e Diretor Executivo – SOBRATT
Sócio de Ferreira Rodrigues Sociedade de Advogados, Diretor Jurídico da ABRH-Brasil – Ass. Bras. de Recursos Humanos, Vice-Presidente do SINSA – Sind. das Sociedades de Advogados de SP/RJ. Membro do Conselho de Relações do Trabalho da Fiesp. Diretor Executivo da SOBRATT – Soc. Bras. Teletrabalho e Teleatividades.
Alvaro Augusto Araújo Mello – Conselheiro Técnico da Presidência – SOBRATT
Doutor em Administração pela FEA/USP. Mestre em Administração pela EAESP-FGV. CEO da Beca e- Work, empresa pioneira no Brasil na área de treinamento de empreendedorismo e teletrabalho no Brasil e na América Latina. Fundador, ex-presidente e atualmente Conselheiro da Presidência da Sobratt – Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades, Vice-presidente do ITA International Telework Academy, membro do CIDTT Centro Internacional para el Desarrollo del Teletrabajo. Consultor em projeto de Mobilidade Corporativa do Banco Mundial na área do Teletrabalho. Autor do Documento elaborado para a OIT, Brazil Country Study on Telework. Co-autor no Primer Informe Estado del Teletrabajo em América Latina y el Caribe. Apresentou trabalhos científicos sobre teletrabalho e empreendedorismo nos seguintes países: Portugal, Suécia, Espanha, Holanda, Argentina, Costa Rica, Colômbia, Uruguai, Chile, Reino Unido, Venezuela, Peru, México.
Kátia Maria Paula de A. Barroncas – Diretora Regional Amazonas – SOBRATT
Doutora em Gestão da Inovação, Mestre em Engenharia de Produção e especialista em Gestão de RH pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Fundadora da KMP Soluções em Gestão Empresarial, atua com projetos de planejamento, inovação e desenvolvimento de lideranças. Como voluntária, é atual Diretora Regional Norte/AM da SOBRATT e Conselheira Fiscal da ABRH Brasil.
Fabiano Zavanella – Diretor de Relações Internacionais – SOBRATT
Advogado e professor. Doutorando pela USP, mestre pela PUC-SP, Diretor de Relações Internacionais da SOBRATT, Diretor Executivo do IPOJUR, Membro do Comitê Executivo da CIELO LABORAL.
Fernando Angelieri – Diretor de Tecnologia – SOBRATT
Fundador da TradingWorks, solução líder de ponto eletrônico com reconhecimento facial. Com mais de 27 anos de experiência em grandes projetos de TI como Accenture e Microsoft, também faz parte da diretoria da SOBRATT para o fomento do teletrabalho no Brasil, além do grupo de consultoria em teletrabalho GCONTT.
José Assumpção – ANAC – Superintendente da Tecnologia da Informação
Possui mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo – USP (2009) e graduação em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo – USP (2006). Atualmente é Superintendente de Tecnologia da Informação da Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC (2021-presente) e instrutor das disciplinas de Gestão de Processos com Foco em Inovação (2017-presente) e Análise e Melhoria de Processos (2012-presente) da Escola Nacional de Administração Pública – ENAP. Possui cargo efetivo de Especialista em Regulação de Aviação Civil da ANAC (2010-presente). Tem experiência na área de Engenharia de Software, Gestão de Processos, Fluxos de Informação, Melhoria Organizacional, Desenvolvimento de Sistemas, Lean Office, Governança de Dados, Gestão por Competências e Regulação Pública.
Luciana Santos – Diretora Regional Rio de Janeiro – SOBRATT
Mestranda em Gestão e inovação pelo IBMEC, graduada em Psicologia e Aministracao, com MBA em Gestão de Projetos e Gestão de Pessoas e certificada em ESG, atua na Gestão de Pessoas e seus processos e projetos e equipes, em empresas de grande porte e multinacional. Atualmente, atua na RNP- Rede Nacional de Ensino e Pesquisa há quase 15 anos, na gestão estratégica de Pessoas, tendo como desafios marcantes a implantação do teletrabalho e do modelo de trabalho híbrido para todas as Unidades da Organização.
Nicolas Toth Júnior - CEO DO SHARECARE BRASIL.
Diretor Geral da Sharecare para a América Latina. Engenheiro de Produção formado na POLI/USP, pós-graduado em Administração na Inglaterra (Brunel), MBAs em Marketing (FIA/USP) e Gestão de Planos de Saúde (São Camilo/Abramge). Dirigiu e implementou negócios na Europa e Americas durante mais de 30 anos, diretamente ou em parceria com empresas nacionais e multinacionais nas áreas da saúde e tecnologia, tais como Novartis, GSK, CTF, Petrobras, Hilti, Bradesco e SulAmérica. investidor no BR Angels. Atua na Sharecare, empresa líder mundial em inovação e digitalização da Saúde há 14 anos, sendo responsável pelos negócios da empresa no Brasil e América Latina.
Gustavo Nery – Diretor do Dep. de Transformação Governamental do Ministério da Economia.
Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade de Brasília e em Ciências Jurídicas pelo Instituto Superior de Educação de Brasília, é servidor público federal desde 2011, da carreira de Especialista em Regulação de Serviços de Telecomunicações da ANATEL. Possui ampla experiência em projetos de inclusão digital, de melhoria da gestão pública e de aprimoramento da gestão estratégica na Administração Pública Federal. Lidera uma equipe de pouco mais de 50 servidores (todos em teletrabalho), que são responsáveis pelas implantações do Programa de Gestão Estratégica e Transformação do Estado (TransformaGov), instituído pelo decreto 10.382/2020, do Programa de Gestão e Desempenho (este em conjunto com a Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia) e do Racionaliza (em conjunto com a Secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio da União do Ministério da Economia). São mais de 140 instituições que implementaram o TransformaGov, mais de 80 órgãos e entidades que implantaram o Programa de Gestão e Desempenho, o qual possibilitou a sua execução por meio do Teletrabalho (integral ou parcial), e mais de 120 iniciativas de racionalização e otimização de espaços mapeadas.
Ricardo Monello – GRUPO AUDISA
Contador, auditor e advogado com pós-graduação em Direito Educacional e Direito Processual Tributário. Tem mais de 20 anos de experiência em atendimento e assessoria a entidades religiosas e beneficentes em todo o Brasil. É sócio da MONELLO ADVOGADOS; sócio-fundador da Audisa Auditores Associados; editor e colunista da Revista Filantropia; membro da Comissão do Terceiro Setor da Subseção Sé e coordenador da Subcoordenação de Direito das Igrejas e Organizações Religiosas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Central.
Gardênia Abbad - UnB
É bolsista PQ, nível 1 B, possui graduação, mestrado e doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília. Realiza pesquisas na área de Psicologia Organizacional e do Trabalho com ênfase em aprendizagem, treinamento, desenvolvimento em educação; medidas de avaliação de programas educacionais presenciais e a distância; tecnologias de ensino em saúde; teletrabalho. É professora Titular, lotada no Departamento de Psicologia Social e do Trabalho e participa do corpo docente de dois programas de pós-graduação (Programa de Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações – PPG PSTO e Programa de Pós-Graduação em Administração – PPG PPGA) da Universidade de Brasília. Integra a diretoria da ANPEPP como vice-presidente (gestão 2021-2022). Atualmente coordena dois grupos de pesquisa: e-trabalho que investiga horários flexíveis; trabalho remoto (teletrabalho) e outro, o Grupo Impacto, que realiza estudos sobre Treinamento, Desenvolvimento e Educação em Organizações e Trabalho. Lidera um grupo de trabalho da ANPEPP, formado por pesquisadores de diversas instituições, que investigam temas ligados a desenho do trabalho.
Luciana Mourão – UERJ e Universo/RJ
Doutora em Psicologia (UnB, 2004), Mestre em Administração (UFMG, 1996), graduada em Comunicação Social (UFMG, 1993) e em Administração (FAAC, 2009) e pós-graduada em Comunicação Organizacional (USP, 1997). Estágio pós-doutoral realizado no Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL, 2013). Atualmente é professora titular do Mestrado e do Doutorado em Psicologia da Universidade Salgado de Oliveira – UNIVERSO e também professora da Associação Internacional de Educação Continuada – AIEC. Pesquisadora da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia – ANPEPP. Experiência na área de avaliação de programas sociais. Tem pesquisado os temas de educação e desenvolvimento profissional. É bolsista produtividade do CNPq e orientadora de doutorado.
Luciana Slosbergas – Vice-Presidente da SOBRATT
Advogada, mestranda em Direito do Trabalho pela PUC/SP, representante estadual por São Paulo do Instituto dos Advogados do Brasil – IAB, Vice-presidente da SOBRATT – Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades, Conselheira Estadual da OABSP e Secretaria Geral da Comissão da Advocacia Trabalhista da OABSP.
Carlos Eduardo Dantas Costa – Presidente da Comissão de Direito Sindical da OAB/SP
Bacharel em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Pós-graduado em Direito do Trabalho pela PUC/SP, Pós-graduado em Administração de Empresas pela FGV/SP, Mestre em Direito do Trabalho pela PUC/SP, Sócio do Peixoto & Cury Advogados, Professor na Pós-graduação em Direito do Trabalho da FGV/SP, Conselheiro Estadual da OAB/SP, Presidente da Comissão de Direito Sindical da OAB/SP, Diretor da APRES – Associação Paulista de Relações e Estudos Sindicais.
Ricardo Guimarães – Conselheiro da AASP
Advogado, especialista mestre e doutor pela PUC/SP. Professor dos programas de mestrado e doutorado da Fadisp. Titular da cadeira 81 da academia brasileira de direito do trabalho. Membro da Academia Paulista de letras jurídicas. Conselheiro da AASP. Coordenador do núcleo de direito do trabalho da Escola Superior de Advocacia. Autor de inúmeros livros e artigos jurídicos.
Célio Neto – Diretor Jurídico – SOBRATT
Gisela Freire – Presidente do SINSA
Bacharel em Direito pela PUC-SP, Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – Especialista em Direito do Trabalho, Conselheira da OAB/SP gestão 2022/2024 – Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional SP, Sócia responsável pela Área Trabalhista do Cescon, Barrieu, Flesch & Barreto Advogados, Presidente do SINSA – Sindicato das Sociedades de Advogados dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro, Conselheira do Conselho Superior de Relações do Trabalho – FIESP, Conselheira do Conselho de Relações do Trabalho da FECOMERCIO, Membro do Conselho do Centro de Comercio de SP – CECOMERCIO.
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