15/09/2020 – Trabalho Remoto: As Transformações da Tecnologia Pós-Pandemia (15/10/2020)
Trabalho remoto pode ser conceituado como aquele realizado não somente em casa, mas em qualquer lugar como nas dependências de um cliente
DAIÉLI DUARTE - Artigo do blog "De humanas" - dehumanas.com.br
A pandemia vivida em 2020 está modificando a forma como realizamos várias tarefas comuns, assim como ampliando o conceito de trabalho remoto.
Percebemos, hoje, a aceleração da chegada e da implementação de novas tecnologias, principalmente nas inovações que vêm para solucionar novas demandas.
Há uma preocupação em propiciar a continuidade das atividades das empresas durante a restrição do funcionamento no distanciamento social.
Pessoas ou máquinas: sociedade 5.0
Essa aceleração do processo de inovação está criando uma nova forma de relação entre as pessoas.
Além disso, essa nova vertente está levando ao impasse na distinção entre o trabalho realizado por uma pessoa e por uma máquina.
Essas mudanças estão ocorrendo devido a um impulso dado pelo alastramento do surto epidêmico vivido hoje.
Entretanto, a durabilidade do processo de inovação tecnológica tende a continuar e se adaptar aos novos desafios da vivência coletiva, assim como às novas necessidades dos mercados consumidores.
Momento de graves mudanças
De uma hora para outra, começamos a precisar da tecnologia para trabalhar, comprar, estudar e viver.
O sucesso de uma inovação é medido pela sua aplicabilidade, ou seja, o uso que é feito dela.
A forma como estamos nos relacionando hoje com as novidades é que vai definir sua consolidação em um futuro onde haverá melhorias constantes das ferramentas tecnológicas.
Nessa perspectiva, as empresas que manterão o sucesso e o crescimento serão aquelas que perceberem que o momento atual é de mudanças. Mas, essas alterações precisam acompanhar as tendências para um mundo pós-pandemia.
A Chegada do Trabalho Remoto
A digitalização dos negócios tornou-se uma questão de sobrevivência às empresas.
Percebe-se que o uso da tecnologia e da mecanização de processos não é algo novo, sobretudo na indústria e na agricultura.
Contudo, hoje esse fenômeno está bastante acentuado e isso se deve a necessidade de uma rápida adaptação por parte das organizações.
Uma tendência muito forte é o crescimento do trabalho remoto.
Já era possível perceber o aumento desse tipo de atividade no Brasil antes, mas o crescente número de mortes e internações acelerou bastante o fenômeno.
Esses fatos ocasionaram uma disparada das empresas atrás da implementação do novo formato.
Remoto em qualquer lugar
Trabalho remoto pode ser conceituado como aquele realizado não somente em casa, mas em qualquer lugar, como nas dependências de um cliente ou no caminho entre um lugar e outro.
É um tipo de ocupação mais dinâmica e inovadora e flexibiliza rotinas e horários, mantendo, entretanto, metas de produtividade e resultado que a organização necessita atingir.
Onde surgiu o home office?
O home office surgiu nos Estados Unidos, com a popularização da internet e dos computadores pessoais.
Permitiu, assim, que os profissionais pudessem ter sua estação de trabalho em casa ou em locais diversos, por um custo acessível.
No Brasil, ele passou a existir oficialmente em 1997 e, em 1999, houve a fundação da Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades – SOBRAT.
Entretanto, somente em 2017, 20 anos após o aparecimento do teletrabalho, é que se efetivou sua regulamentação na Consolidação das Leis do Trabalho – CLT.
A falta de planejamento para o trabalho remoto
A aceleração causada pela necessidade mostra um cenário em que a adaptação empresarial ocorreu de maneira obrigatória e sem planejamento.
Isso impediu muitas organizações de pensarem em uma transição que considerasse fatores como treinamento de funcionários, adequação de processos, implementação de softwares e segurança da informação.
Esse aumento repentino do home office ainda tende a crescer em torno de 30% no Brasil após a pandemia, como indica pesquisa realizada pela FGV.
As empresas que foram obrigadas a adotar esse sistema para sobreviver à atual crise já conseguem perceber os benefícios agregados desse tipo de relação de trabalho, mesmo com tantos desafios e dificuldades.
Os benefícios do trabalho remoto
Para as empresas, as vantagens do teletrabalho podemos destacar:
- Redução de custos operacionais com estrutura, alimentação e transporte;
- Melhoria da gestão dos colaboradores;
- Facilidade de comunicação em tempo real;
- Redução do estresse profissional;
- Maior colaboração das equipes de trabalho, entre outros benefícios.
Ainda existem muitas outras vantagens para os próprios profissionais que estão no oficio a distância, como:
- Melhoria da qualidade de vida;
- Melhor aproveitamento do tempo;
- Oportunidade de refinar hábitos alimentares e físicos;
- Flexibilização da rotina;
- Redução dos riscos de acidentes e outras vantagens.
Cabe destacar que a flexibilidade do home office permite às pessoas fazerem outras atividades que antes não eram possíveis, pois precisavam cumprir um horário engessado nas organizações.
É possível ainda realizar capacitações e treinamentos em turnos que eram exclusivamente para a atividade laboral. Nesse sentido, a comunicação se tornou mais ágil e eficiente.
Adversidades e esperanças
Assim, as mudanças revelaram vulnerabilidades, mas, também, oportunidades.
Ao vivermos uma situação tão atípica foi necessário abrir-se a novidades e aceitar que as inovações tecnológicas são a chave para solucionar os entraves e melhorar o desempenho das empresas.
Trabalho remoto e os profissionais de TI
A área de Tecnologia da Informação teve bastante destaque nos últimos anos. Todavia, em 2020, houve um salto no número de postos de trabalho nesse campo.
Os profissionais do segmento atuam em diversas frentes, como desenvolvimento tecnológico, manutenção de sistemas, solução de problemas, proteção dos dados e outras atividades.
Quem desejar trabalhar nesse meio perceberá que o profissional de TI é essencial em empresas dos mais variados segmentos e tamanhos.
Logo, a Tecnologia da Informação tornou-se um campo essencial para a competitividade e performance empresarial.
Qual será o futuro do trabalho?
O futuro reserva muitas surpresas, entretanto, algumas tendências já são possíveis de serem percebidas atualmente.
Ainda que as profissões sejam incertas, algumas áreas já dão pistas de como elas se desenvolverão.
Segundo uma pesquisa da Revista Exame em parceria com o LinkedIn, das quinze profissões emergentes, nove são da área de tecnologia e telecomunicações. De engenheiros de cibersegurança e big data a desenvolvedores de software.
Áreas administrativas
A área administrativa e outras áreas do conhecimento contarão com o apoio de múltiplas ferramentas tecnológicas.
Esses instrumentos irão reunir dados para auxiliar na tomada de decisões, na criação de estratégias de comunicação e marketing para a maior aproximação do cliente com as empresas, entre outras inúmeras possibilidades.
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Teorias da Administração: Resumão Completo!
as principais teorias da administração se fizeram na junção de diversos campos de estudo, reunindo os mais variados preceitos.
Mídias sociais
Ainda de acordo com a pesquisa, o gestor de mídias sociais tem um crescimento estimado em 122%, seguido pelo especialista em sucesso do cliente.
Com o novo perfil do consumidor, que poderá adquirir qualquer tipo de produto ou serviço usando a internet como meio de comunicação, é fundamental ter pessoas que estejam disponíveis e preparadas para dar o suporte adequado ao cliente.
Mercado de ações
Na área de negócios, é crescente o número de pessoas que estão iniciando no ramo de investimentos, atuando no mercado de ações.
O trader compra e vende instrumentos financeiros como ações, títulos, mercadorias, derivativos e fundos mútuos na capacidade de agente, árbitro ou especulador.
Humanização dos meios virtuais
Ainda cabe destacar os especialistas em experiência do usuário, que vêm para tornar a relação do consumidor no e-commerce ainda mais orgânica e intuitiva.
Esses profissionais estão em amplo destaque, pois pretendem humanizar a ligação das pessoas com as empresas nos meios virtuais de comunicação.
Conclusão
O trabalho remoto, antes exceção, tornou-se agora regra. Ao menos até durar a crise de saúde atual.
É prudente destacar ainda que há muito a se descobrir sobre o futuro, este denominado hoje de “novo normal”.
Entretanto, o que se sabe é a existência de novos segmentos a serem explorados e necessidades a serem atendidas, com relevância na reutilização de materiais, tecnologias limpas e humanização das relações.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
GRANATO, Luísa. 15 profissões em alta para 2020, segundo o LinkedIn. EXAME. 08/01/2020. Acesso em 14 set. 2020.
UOL, Economia. Home office deve crescer 30% no país após coronavírus, diz professor da FGV. 06/04/2020. Acesso em 14 set. 2020.
Constituição da República Federativa do Brasil, 1988. BRASIL. Consolidação das Leis do Trabalho – CLT – 1943. BRASIL.