•  

      SELO_23_ANOS  SELO_CERTIFICACAO   SEJA_UM_APOIADOR

01/11/2015 – Momento de refletir sobre a Carreira. (01/11/2015)

É preciso ter clareza tanto sobre as oportunidades oferecidas pelo mercado quanto sobre si, procurando respostas que o ajudem a voltar para o mercado de trabalho.
 
Pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizada em setembro revela que 1,9 milhão de pessoas estão desempregadas no País, ou seja, 7,6% da população economicamente ativa  das seis regiões metropolitanas envolvidas na coleta de dados.

A primeira reação de quem perde o emprego é imediatamente correr atrás de uma recolocação. Alguns dias de descanso, uma rápida atualização no currículo e o profissional está pronto para a luta. Para muitas pessoas, este pode ser o momento de parar e pensar sobre a carreira, as perspectivas do mercado de trabalho em sua área de atuação e satisfação profissional. Enfim, refletir sobre o futuro.

Em alguns casos, essa reflexão pode acontecer após um choque, ou seja, quando o profissional se dá conta que os postos de trabalho em sua área de atuação se tornaram escassos ou perderem muito valor, resultando, consequentemente, na  redução de salários. “Seja em função das novas tecnologias ou da mudança de hábitos de consumo, o mundo do trabalho está cada vez mais dinâmico. Por isso, independentemente da área de atuação e do tempo de carreira, todo profissional deve estar atento a essas transformações. Para alguns, essa percepção acontece apenas no momento da busca de um novo trabalho, quando se dá conta que o seu currículo não atende mais ao mercado.

Neste caso, a reflexão torna-se fundamental. O profissional tem de aproveitar esse momento para considerar se deve buscar um redirecionamento na carreira, alguma outra especialidade ou, ainda, adotar uma postura mais radical e buscar uma nova área de atuação. 

É preciso ter clareza tanto sobre as oportunidades oferecidas pelo mercado quanto sobre si, procurando respostas que o ajudem a voltar para o mercado de forma a obter mais sucesso e alta-performance, sem deixar a felicidade de lado. Dessa forma, são reduzidas  as chances de ficar fora do mercado novamente.

A resposta para essas questões deve vir de uma avaliação sobre as habilidades, características pessoais e atividades que lhe trazem felicidade, ou seja, um trabalho de autoconhecimento. Segundo estudos, os profissionais de sucesso são aqueles que encontram satisfação em seu trabalho, pois isso permite serem dedicados, criativos, deem o melhor de si e, consequentemente, recebam um retorno positivo. 

O conteúdo deste artigo não reflete, necessariamente, a opinião do jornal “O Amarelinho”

Por Ana Seraceni

<< Voltar