•  

      SELO_23_ANOS  SELO_CERTIFICACAO   SEJA_UM_APOIADOR

01/11/2015 – Confira dicas para se dar bem no home office. (01/11/2015)

Por KARINE WENZEL E JANAINA CAVALLI, ESPECIAL

Confira dicas para se dar bem no home office Diorgenes Pandini/Agencia RBS

Servidora Tatiana Pioner, 37 anos, desde o ano passado trabalha de casa

Foto: Diorgenes Pandini / Agencia RBS

Para quem não tem um acompanhamento direto de um superior, talvez seja mais difícil manter o foco no trabalho em casa. Então confira algumas dicas para garantir a produtividade:

Acordo familiar

Antes de tudo, é importante saber se os membros da família entendem e apoiam sua presença em casa e se o ambiente  familiar comporta o desenvolvimento de suas atividades profissionais. É fundamental separar em casa a vida pessoal da profissional. Deixe claro para familiares e amigos seu horário de trabalho e evite a distração e invasão do espaço profissional

Empresas adotam home office para cortar custos e garantir qualidade de vida

Postura

Esqueça aquela ideia de participar de teleconferências e fechar negócios usando pijama e com a televisão ligada. Esse comportamento atrapalha o rendimento. Trabalhar em casa requer um espaço adequado para trabalhar sem interferências da rotina da casa.

Separação da rotina

Monte um ambiente isolado para trabalhar com o mínimo de interferência e barulho. O ideal é que seja um escritório. Caso não tenha, defina um lugar fixo para as atividades. Não mude a cada dia, isso prejudica a rotina. Há uma fórmula para produzir melhor: fique concentrado na tarefa durante 25 minutos e depois descanse ou se renda às distrações de casa por cinco minutos. 

Trajes de trabalho

Estabeleça um ritual antes de iniciar as atividades. Por exemplo, vestir-se como se fosse trabalhar ou pelo menos de maneira um pouco mais formal contribui para a produtividade.

Conforto de casa

É importante colocar computador, mesa e cadeira em posições ergonômicas: olhar centralizado na tela do computador, braços em um ângulo de 90º com o teclado, ombros e cotovelos retos e relaxados, e pés encostados no chão. Afinal você irá passar muito tempo nesta posição.

Foco na semana

Faça um planejamento de tarefas para a próxima semana, de preferência já na sexta-feira. Assim, o final de semana não fica comprometido com preocupações de trabalho.

Rigor nos horários

Respeite os horários de trabalho de acordo com seu relógio biológico e produtividade. Essa é uma das vantagens de trabalhar em casa. Se você é mais produtivo pela manhã, pode focar neste período para resolver as tarefas mais complexas. Estabeleça uma rotina para a semana, porém os horários podem variar de acordo com os compromissos do dia

Fontes: Coach Vanessa Tobias; arquiteta Maíra Queiroz Santos e presidente da Sobratt Álvaro Mello

<< Voltar