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24/01/2014 – Juiz do interior de SP atende advogados por Skype (24/01/2014)

Com a finalidade de encurtar distâncias e economizar tempo de profissionais que atuam longe da comarca de Patrocínio Paulista, na região de Franca/SP, o juiz Fernando da Fonseca Gajardoni implantou um sistema inovador de acesso ao Judiciário local: atendimento de advogados por Skype. "Somos servidores públicos e nosso papel deve ser o de facilitar a vida do público", justificou.

O magistrado ganhou destaque após conceder entrevista à revista Revide, com circulação em Ribeirão Preto/SP, explicando o funcionamento das audiências. De acordo com o veículo de comunicação local, o anúncio da nova medida foi feito por meio do perfil de Gajardoni, no Facebook.

COMUNICADO   juiz

"Novidade no pedaço. E viva a tecnologia", comemorou na rede social.

Implantação

Os atendimentos on-line começaram a ser realizados no último dia 15, utilizando o aplicativo de mensagens. Para não criar um entrave na realização dos trabalhos, as conversas virtuais são agendadas com a assistente do juiz conforme disponibilidade. Segundo o magistrado, o atendimento aos advogados é feito todos os dias da semana, durante todo o expediente forense.

Benefícios

Entre as vantagens apontadas por Gajardoni com a implantação do novo método está a facilidade de se ter acesso ao serviço por meio de dispositivos móveis como celular, inclusive quando o magistrado estiver fora da unidade.

Por se tratar de uma experiência recente, o juiz afirma que os resultados ainda serão melhor analisados, mas adianta: conhece vários magistrados que já usam muito bem a tecnologia. Entre os apontados, em 1ª instância, o magistrado menciona o juiz Luiz Barrichelo, de Limeira/SP, que pratica atos de citação e intimação de réus presos utilizando o mesmo meio.

Todo o proceder do oficial de Justiça fica gravado, inclusive as advertências e explicações ao preso sobre o ato praticado. "Do ponto de vista processual, isso é genial. Muito mais probo e transparente do que o modelo tradicional de citação/intimação física, seguida da lavratura de uma certidão por escrito", ressalta.

Pioneirismo

Gajardoni cita ainda o atendimento via videoconferência realizado pela ministra Nancy Andrighi, do STJ, desde agosto de 2013. Para Nancy, essa forma moderna de comunicação evita a oneração do custo do processo com o deslocamento do advogado para Brasília.

NANCY

"Há alguns anos venho pensando em como fazer isso. E agora, com essa tecnologia, com esse meio, nós vamos conseguir atender melhor o jurisdicionado. O importante é que todo o cidadão que tenha um processo na Justiça se sinta absolutamente seguro de que o juiz não está só atento àquele que foi até o gabinete conversar com o ministro mas que também pensa nele, que não teve a chance de vir", afirmou a ministra.

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