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Informações Gerais

SOBRATT e Instituto Totum lançam Certificação de Boas Práticas em Teletrabalho

O selo assegura que a empresa que adota o trabalho a distância cumpre as boas práticas de gerenciamento de pessoas e requisitos legais, entre outros critérios igualmente importantes.

 

O problema da mobilidade urbana nos grandes centros urbanos e a preocupação com a qualidade de vida dos funcionários têm levado cada vez mais as empresas a adotarem programas de trabalho à distância. No Brasil, o provável agravamento da crise hídrica no período de seca (outono) que deve provocar ao racionamento maior do consumo, o teletrabalho é uma opção para as empresas continuarem operando normalmente. O teletrabalho contribui para o aumento de produtividade, além de redução de custos e maior flexibilidade de atuação das empresas. Contudo, a maioria das empresas que adota o home office não possui um contrato específico para essa forma de trabalho ou executa esse projeto de forma estruturada. A falta de referenciais levou a Sociedade Brasileira de Teletrabalhos e Teleatividades (SOBRATT) a  criar a Certificação de Boas Práticas em Teletrabalho, com a concepção e gerenciamento do Instituto Totum. 

O objetivo da certificação é aprimorar essa modalidade de trabalho no País, dando mais segurança para a empresa e o colaborador. Pesquisa realizada pela SOBRATT com 88 empresas, de grande e médio portes, mostrou  que 66,67% delas não possuem contrato específico para o trabalho remoto. Do universo pesquisado, 83,33% informaram que não oferecem treinamento especial com foco na atuação a distância.  

Para obter o selo da SOBRATT, que é renovado a cada ano, a empresa deve obedecer às normas de boas práticas que se apoiam em cinco pilares: processo de teletrabalho, tecnologia de informação e comunicação, segurança jurídica, gestão de pessoas e cultura organizacional. 

O processo de obtenção do Selo se inicia com uma autoavaliação feita pela empresa, e se caso seja atingida a pontuação necessária, o Instituto Totum realiza uma auditoria na documentação. Na sequência, a Comissão de Certificação avaliará o processo e, se a empresa for aprovada, receberá o selo de Boas Práticas em Teletrabalho. 

“É muito importante definir as práticas gerenciais para gestão de pessoas, assegurando atendimento a requisitos legais, e garantindo os critérios e indicadores para a prestação de serviços, controle de acesso, avaliação de desempenho e condições de trabalho”, afirma Álvaro Mello - Presidente da SOBRATT.

“O selo é uma chancela de que a empresa segue as boas práticas de teletrabalho, tanto no gerenciamento de pessoas como no tocante a requisitos legais e tecnologia”, afirma sócio-diretor do Instituto Totum, Fernando Giachini Lopes.

Das empresas entrevistadas pela SOBRATT em outubro, 43,90% se mostraram satisfeitas com os resultados obtidos com o teletrabalho e  pretendem ampliar a modalidade para outras áreas. A maioria, 73,91%, tem experiência de mais de dois anos com home office.

A pesquisa revelou ainda que a adoção da modalidade esbarra na questão cultural das empresas e dos gestores, que temem perder controle sobre o tempo e a produtividade dos funcionários remotos, além da dificuldade de adaptação dos colaboradores e questões jurídicas.

Sobre o Instituto Totum:

É um Organismo de Certificação que atua no mercado de auditorias independentes, Selos e Programas de Autorregulamentação desde 2006, gerenciando mais de uma dezena de selos e programas de certificação nos mais variados segmentos. Fornece soluções integradas aos clientes, desde a concepção até a operacionalização de projetos que visam a integração e o desenvolvimento das cadeias de negócios, por meio de Selos e Certificações Setoriais.