•  

      20_anos_SOBRATT  CERTIFICACAO   SEJA_UM_APOIADOR

29/08/2019 – Tese de Simone Metello – Reflexos do TELETRABALHO no comprometimento organizacional, intenção de sair, satisfação e exaustão no trabalho – 2019

Tese apresentada ao Curso de Doutorado em Engenharia de Produção da Universidade Federal Fluminense como requisito parcial para obtenção do Grau de Doutor em Engenharia de Produção.
Orientador Prof. FERNANDO TOLEDO FERRAZ, D.Sc

Simone Metello De Mattos Castro

Reflexos do Teletrabalho no Comprometimento Organizacional, Intenção de Sair, Satisfação e Exaustão no Trabalho

Niterói

2019

 
Resumo
 
Teletrabalho é uma relação de trabalho que tem crescido em diversas empresas. Esta pesquisa buscou estudar os efeitos de diferentes práticas de teletrabalho no Brasil. Na fase quantitativa foram enviados questionários para empregados de quatro empresas, visando levantar aspectos como comprometimento organizacional, intenção de sair, satisfação e exaustão no trabalho. Nessas quatro empresas, o teletrabalho era formalizado, voluntário e realizado na residência do empregado. Foram analisados, através de regressões múltiplas com as 632 respostas obtidas, os reflexos do número de dias em teletrabalho, flexibilidade horária, antiguidade da prática e qualidade dos recursos no local de teletrabalho, além da motivação para sua não realização. A pesquisa aponta que quanto maior a extensão do teletrabalho, maiores são os comprometimentos afetivos e normativos e menores a exaustão, intenção de sair e o comprometimento com colegas de trabalho. Quanto maior a flexibilidade horária, maior comprometimento normativo. Quanto mais antiga a prática, maior comprometimento afetivo e menor exaustão. Quanto melhores são os recursos de Internet e equipamentos para o teletrabalho, maior satisfação. Empregados com falta de permissão o teletrabalho com maiores exaustão e intenção de sair e menores satisfação e comprometimentos afetivo, continuação e normativo. O estudo contribuiu com novos achados e confirma literatura pesquisada.
 
PALAVRAS-CHAVE: Teletrabalho. Comprometimento Organizacional. Satisfação no Trabalho. Exaustão no Trabalho. Intenção de Sair.
 
<< Voltar