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24/01/2019 – Como preparar sua empresa para uma força de trabalho remota (24/01/2019)

E se a melhor maneira de melhorar o escritório fosse eliminá-lo? Trabalhar remotamente oferece as vantagens de não se deslocar, escolher uma roupa mais confortável e ter um horário mais orgânico. Em geral, é muito mais conveniente.

Permitir que os funcionários trabalhem remotamente, pelo menos durante parte de sua semana de trabalho, pode economizar o dinheiro da sua empresa. Um estudo norte americano descobriu que as empresas podem economizar até 1 milhão de dólares em despesas a cada ano, permitindo que pelo menos 100 funcionários trabalhem remotamente, durante metade da semana de trabalho.

A fidelização do funcionário também é um ponto de destaque. No total, 90% das pessoas que atualmente trabalham remotamente dizem que planejam continuar fazendo isso pelo resto de sua carreira. É um caminho sem volta.

À medida que as empresas se tornam cada vez mais descentralizadas e distribuídas, a ideia de trabalhar no mesmo escritório se tornará antiquada. Preparar-se para este futuro agora tornará a transição mais fácil em geral. Comece fazendo três coisas:

1 – Use a tecnologia para manter as equipes envolvidas

Uma força de trabalho remota pode ficar desconectada e descoordenada se você não for cuidadoso. A tecnologia garante que ideias e informações, tanto formais quanto informais, fluam por toda a organização. Videoconferência, conversas em grupo, módulos de treinamento on-line e plataformas de reconhecimento digital são ótimas ferramentas para manter os funcionários engajados. Os membros da equipe se enxergam como colaboradores e não como colaboradores isolados.

2 – Atualize suas políticas de emprego para facilitar o trabalho remoto

É fundamental alinhar expectativas e responsabilidades antes de informar os membros de sua equipe que eles podem trabalhar remotamente durante parte do tempo ou que você está contratando uma posição totalmente remota. À medida que você cria políticas de trabalho remoto, lembre-se de que elas não serão um assunto único para todos. Você precisará diferenciar quais trabalhos em sua empresa exigem atendimento diário no local e quais oferecem mais flexibilidade.

Além disso, os trabalhadores remotos não devem ter liberdade absoluta; considere maneiras de estabelecer responsabilidade para aqueles que trabalham fora do local. Essas políticas terão uma aparência diferente em todas as empresas, mas, independentemente do setor, não se esqueça de abordar questões como proteção de dados, produtividade, gerenciamento de tempo e disponibilidade.

3 – Treine os gerentes para a transição

Trabalhar remotamente pode parecer libertador para os membros da equipe, mas muitas vezes é muito difícil para os líderes de equipe. O simples fato é que liderar remotamente não é tão fácil quanto seguir remotamente. Os gerentes enfrentam uma sobrecarga quando os funcionários deixam o escritório, por isso é importante prepará-los ainda mais do que os funcionários.

Os gerentes precisam se disponibilizar para responder perguntas, oferecer incentivo e fornecer críticas construtivas – e receber as ferramentas para isso. Mais importante ainda, os gerentes têm que continuar a cumprir seu papel central – designando responsabilidades e definindo expectativas – mesmo sem contato face a face.

Se você começar a se preparar agora, sua transição será suave e, melhor ainda, as vantagens serão imediatas.

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