•  

      20_anos_SOBRATT  CERTIFICACAO   SEJA_UM_APOIADOR

18/02/2019 – Dos 80 em diante: histórias e particularidades da faixa etária que triplicará até 2050 (18/02/2019)

Estatística mostra que mesmo após os 80 anos, há espaço para ser um TELETRABALHADOR e ter mais QUALIDADE DE VIDA.
 
Segundo dados do IBGE, estima-se que o país terá mais de 15 milhões de idosos com oito décadas ou mais

Por Ana Paula Blower

Aos 80, a enfermeira aposentada Seiko Amino coordena um curso para cuidadores de idosos em uma instituição de São Paulo Foto: Edilson Dantas / Agência O Globo

 

 

Aos 80, a enfermeira aposentada Seiko Amino coordena um curso para cuidadores de idosos em uma instituição de São Paulo Foto: Edilson Dantas / Agência O Globo

RIO – A população de 80 ou mais vem crescendo exponencialmente no país continuará assim nas próximas décadas, segundo o IBGE. Hoje, estima-se que sejam mais de 4 milhões de brasileiros nessa faixa etária. As projeções são de que, em 2050, esse número triplique, chegando a 15 milhões.

 

 

O Brasil está preparado para essa mudança de cenário? E o que os idosos de hoje já nos ensinam sobre qualidade de vida?

Artigo: O futuro é velho, por Andréa Pachá

O geriatra Carlos André Uehara, presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, afirma que, dos 80 anos em diante, encontram-se os “mais frágeis”, com mais incapacidades e dependências. Por outro lado, cada um vivenciará o envelhecimento de uma maneira, com a interferência inevitável de aspectos como renda econômica e acesso a serviços de saúde.

Ter um papel na sociedade, uma rede familiar, de amigos e na comunidade também são fatores importantes, explica o médico, assim como manter-se aprendendo coisas novas: de como mexer em um smartphone a um novo ofício.

Clique aqui para ler, na íntegra, a reportagem sobre as particularidades da vida nessa faixa etária e de como dois idosos de 80 anos — Seiko Amino e Cleo Carneiro – Presidente da SOBRATT e Diretor do GCONTT – Grupo de Consultoria em Teletrabalho — fazem para driblar as dificuldades que vêm com o tempo e quais são as delícias da maturidade que eles usufruem.

CLEO_O_GLOBO

<< Voltar