•  

      20_anos_SOBRATT  CERTIFICACAO   SEJA_UM_APOIADOR

11/07/2019 – Trabalhar de casa e economizar água (11/07/2019)

 - Adoro Home Office

 

Achou o título estranho? Pois é! Pois essa foi a solução encontrada por muitas empresas da cidade de Chennai, na Índia, para lidar com a falta de água.

Vamos entender melhor. Chennai é a sexta maior cidade da Índia, e um polo industrial e tecnológico. Eles enfrentam por lá a pior crise hídrica da história. Os cinco maiores reservatórios da cidade estão vazios, deixando mais de 5 milhões de pessoas enfrentando severas restrições de água.

A seca forçou as principais empresas multinacionais a dar instruções aos funcionários para reduzir o uso da água. Algumas empresas de TI também pediram que seus funcionários trabalhassem em casa para economizar água. De acordo com o depoimentos de alguns gerentes, apenas as equipes que realmente precisavam estar no escritório foram chamadas. Os profissionais de software, por exemplo, foram convidados a trabalhar de casa.

Bom, prédios comerciais acabam gastando uma quantidade enorme de água. Limpeza, consumo, muitos banheiros, um vazamento aqui, outra torneira que ficou aberta ali…não é difícil identificar que as residências acabam consumindo muito menos água do que os grandes escritórios.

Fica aqui mais uma vez o reforço de que o trabalho remoto é também um grande aliado do meio ambiente! Evitar deslocamentos desnecessários diminui muito nossa pegada de carbono, por exemplo.

Muitos lugares do mundo já estão sofrendo com falta de água e outros transtornos ambientais. A solução encontrada pelas empresas muitas vezes é colocar o funcionário para trabalhar em casa. Mas e se a gente pensasse nessa saída antes das catástrofes?

Precisamos começar a diminuir a estrutura das empresas imediatamente! E fazendo isso de forma consciente e organizada, o processo é tranquilo, fluído e traz muito benefício a médio e longo prazo.

E aí, vamos pensar no trabalho remoto antes mesmo dele precisar ser a única saída?

<< Voltar