•  

      20_anos_SOBRATT  CERTIFICACAO   SEJA_UM_APOIADOR

01/10/2015 – Pesquisa HOME OFFICE BRASIL 2015 – SAP Consultoria

O cenário atual

home_office

“Trabalho no século 21 está focado no que você faz, e não onde você faz” – Estudo Inglês promovido pela Flexibility.co.uk

O primeiro cabo telefônico submarino interligando a América e a Europa, instalado em 1956, permitia apenas 89 conversas simultâneas entre europeus e norte-americanos, sendo necessário esperar um dia ou mais para obter uma linha de conexão.

Este cenário vem mudando intensamente deste então. A evolução das tecnologias da informação e de comunicação tem alterado de forma significativa a vida em sociedade. Equipamentos como smartphones, computadores e tablets revolucionaram o trabalho cotiano da vida no século 21. Por um lado, eles nos permitem conectar constantemente com amigos e familiares, bem como com colegas de trabalho e superiores imediatos. Por outro lado, o trabalho remunerado torna-se cada vez mais intrusivo no tempo e no espaço normalmente reservado para a vida pessoal.

Crucial para esta evolução é o distanciamento do trabalho a partir de espaços de escritórios tradicionais. O trabalho em escritórios hoje em dia, é de forma mais ampla o trabalho do conhecimento, sendo apoiado por conexões de internet, e assim podendo ser realizado a partir de qualquer lugar a qualquer momento. Esta nova independência espacial muda o papel da tecnologia no ambiente de trabalho de forma dramática, oferecendo novas oportunidades e novos desafios.

Existem hoje no Brasil, segundo projeções de dados do Censo IBGE de 2010, mais de 20 milhões de trabalhadores em domicílio. Aproximadamente 60% destes trabalhadores, segundo estimativas do estudo da SAP Consultoria sobre Teletrabalho, estão vinculados a uma empresa. A “Pesquisa Home Office Brasil 2014” revelou também que 36% das empresas no Brasil possuem prática de Home Office junto a seus colaboradores. Diante deste cenário em expansão um novo estudo está sendo promovido pela SAP Consultoria sobre o tema Teletrabalho. O objetivo do mesmo é o de levantar maiores informações de como as empresas estão se posicionando frente a este contexto, procurando identificar iniciativas e tendências de mercado, bem como sua abordagem junto a diferentes segmentos.

Além do tema citado, o estudo aborda também questões relativas às políticas de mobilidade urbana junto às empresas, assunto bastante discutido nas cidades de grande concentração populacional. Segundo o Censo de 2010, mais de 6 milhões de trabalhadores, em sua maioria concentrados na Região Sudeste, levam até 2 horas no percurso entre a residência e o trabalho. Como as empresas estão trabalhando com este contexto e quais ações correntes visando buscar o aumento da produtividade de seus colaboradores de forma balanceada com a qualidade de vida dos mesmos, é alvo da pesquisa.

Você é nosso convidado a participar deste estudo!

Clique aqui para participar da pesquisa.

<< Voltar